Como ajudar uma pessoas com Síncope ?

A síncope é uma perda de consciência, também chamada de desmaio, que ocorre quando há uma deficiência de oxigênio por falta de irrigação cerebral.
Normalmente ocorre associada a uma perda postural, podendo o indivíduo cair ao chão.
O paciente com síncope muitas vezes tem tempo apenas de se sentar, antes que o desmaio aconteça.
A recuperação da síncope costuma ser espontânea e o paciente voltar ao normal, depois de passar segundos ou minutos desmaiado. A síncope costuma durar menos de 20 segundos.
A recuperação da síncope costuma ser espontânea e o paciente voltar ao normal, depois de passar segundos ou minutos desmaiado. A síncope costuma durar menos de 20 segundos.
A síncope isolada não costuma apresentar perigos para o paciente. Porém, existem casos que quando não diagnosticado a tempo, como arritmias graves, podem levar a morte súbita.
Se um paciente desmaia repetidas vezes, sem motivo aparente, é preciso ir a um médico clínico, neurologista ou cardiologista para realizar investigação diagnóstica.
Os tipos de síncope
Na síncope vasovagal, o paciente acaba desmaiando em decorrência de uma forte resposta emocional de seu organismo a sensações como medo, pânico e estresse. Nessas situações, a pressão sanguínea cai subitamente e o indivíduo acaba por desmaiar.
A síncope situacional é aquela que acontece, por exemplo, depois que uma pessoa realiza um exercício físico muito intenso, urinar, tossir e espirrar .
A síncope cardíaca é aquela cujas causas estão relacionadas diretamente com a saúde do coração. Doenças cardiovasculares: arritmias, distúrbios hemodinâmicos, paradas cardiorrespiratórias, porque comprometem o fluxo normal do sangue para os tecidos e em especial para o cérebro;
Pode também decorrer de distúrbios metabólicos: hipoflicemia, anemia, hemorragias, desidratação e distúrbios de eletrólitos no sangue.
Pode ser também provocada por uso de medicações: diversos medicamentos, entre eles os diuréticos, podem provocar desmaios, quando usados em doses mais altas;
A hipotensão ortostática é uma queda brusca da pressão arterial provocada pela mudança repentina de posição (a pessoa estava sentada ou deitada e fica em pé de repente). A hipotensão ortostática frequentemente está associada à desidratação, ao uso de diuréticos a aos distúrbios cardiovasculares;
Medidas de prevenção e tratamentos são específicos para cada tipo de síncope descrita.
Primeiros socorros para a síncope
Os primeiros socorros envolvem cuidados com a vítima para que ela fique confortável e o sangue volte a circular normalmente. Confira algumas dicas de como proceder:
- Mantenha a calma.
- Se a pessoa começou a desfalecer, tente apoiá-la antes que caia. Ajude-a a sentar-se numa cadeira ou poltrona e a colocar a cabeça entre os joelhos. Peça que inspire e expire profundamente até que o mal estar passe. Não permita que se levante sozinha;
Se ela estiver em uma área movimentada (como uma rua), mova-a para um local seguro, se possível. - Se ocorreu o desmaio, deite a pessoa o mais confortavelmente possível, com a cabeça e ombros em posição mais baixa que o restante do corpo, pernas de 30 a 40 cm do chão, usando um objeto ou bolsa. Afrouxar a roupa e abrir os botões para facilitar a respiração. Vire sua cabeça de lado para evitar que aspire secreções que possam sufocá-la.
Certifique-se de que não há objetos ao redor que possam feri-la, como móveis pontiagudos.
Nunca a faça aspirar odores nem jogue água em seu rosto para reanimá-la. Quando recobrar a consciência, não permita que se levante sozinha. Faça-a ficar alguns minutos sentada para readaptar-se à posição vertical. Cheque o pulso do paciente para verificar a anormalidade dos batimentos cardíacos. Observar possíveis lesões causadas pela queda e se estiver sangrando, parar a hemorragia. Se o indivíduo tiver relato de jejum prolongado, depois de recuperado pode ser dado 1 saquinho de açúcar, de 5g, diretamente na boca, por baixo da língua. - Entre em contato com os serviços de emergência (192 no Brasil, por exemplo) se:
– A pessoa não recobrar a consciência em poucos minutos.
– Este não foi o primeiro episódio de síncope.
– Ela apresentar outros sintomas, como dor no peito, falta de ar, ou confusão após o evento.
É indicado que, depois do ocorrido, o paciente seja levado para atendimento médico, a fim de diagnosticar a causa da síncope. Não Ignore a Causa Subjacente. Síncope pode ser causada por fatores simples, como desidratação ou calor extremo, mas também pode ser um sinal de problemas de saúde mais sérios, como anormalidades cardíacas.
Como é o tratamento da síncope?
O tratamento da síncope depende do tipo de desmaio apresentado pelo indivíduo e a recorrência do sintoma.
Saber como agir diante de uma síncope pode salvar vidas. Compartilhe essas informações com seus amigos e familiares para que todos saibam como prestar socorro em situações de emergência.